Criar um cantinho da brincadeira em casas é uma ótima opção para as crianças e para os pais. Além de evitar os brinquedos espalhados pela casa, também ajuda a desenvolver a independência e estimula a criatividade.
Com todos os brinquedos reunidos em um mesmo lugar, os pequenos podem imaginar histórias (dar vazão ao imaginário) e aproveitar melhor o tempo de lazer. Além disso, é uma forma de ensinar a organização para a criança ainda na primeira infância.
Você vai precisar separar um cantinho da casa e colocar os principais brinquedos que o seu pequeno gosta, como blocos de empilhar, cozinha infantil, lápis de cor, massinhas e outros. Veja a seguir como organizar um espaço de brincadeiras em casa.
Escolha os brinquedos adequados
Escolha os brinquedos de acordo com a faixa etária da criança. Ao fazer isso, você oferece o estímulo correto, com os desafios apropriados que vão ajudar a desenvolver habilidades específicas, como pensamento lógico, criatividade, coordenação motora e o brincar simbólico.
Sempre que puder, dê preferência para os brinquedos educativos, que são aliados no desenvolvimento cognitivo da criança e no aprimoramento da coordenação motora. Os brinquedos educativos trazem experiências enriquecedoras para os pequenos. Entre eles, podemos citar:
- blocos de construção;
- livros interativos;
- quebra-cabeças;
- jogos da memória;
- kit de ciências;
- brinquedos de encaixe;
- louca para desenhar.
Escolha um cômodo na sua casa
Para que a criança não se sinta saturada e procure outros cômodos da casa para expandir as brincadeiras, é preciso escolher um local com espaço disponível para ela se movimentar e criar suas histórias com os brinquedos.
Confira se o cantinho vai ter que dividir espaço com outro cômodo. As brincadeiras podem se tornar barulhentas às vezes, por isso, para não ter incômodos, evite instalar o cantinho da brincadeira perto de um escritório ou da sala de estar.
Dê prioridade ao conforto e à segurança
Para aproveitar plenamente o espaço de brincadeiras, a criança precisa se sentir confortável e segura. Além disso, não basta ter acesso a todos os brinquedos, ela também tem que se movimentar no ambiente.
Coloque almofadas espalhadas pelo local para deixar o ambiente mais confortável. Tente posicionar os móveis ao redor do local para evitar trombadas e quedas. Proteja as janelas e evite colocar objetos em locais altos.
Lembre-se: independente da idade, as crianças correm grande risco de acidentes, principalmente quando se distraem com os brinquedos. Por isso, fique atento para manter o ambiente seguro.
Escolha os móveis certos
Para organizar o cantinho dos brinquedos, use e abuse de caixas organizadoras, prateleiras, armários e baús para que as crianças possam organizar os brinquedos e tê-los sempre à mão.
Invista nos móveis com os cantos arredondados para evitar acidentes, que sejam da altura da criança e permitam o livre acesso aos brinquedos. Isso é importante para promover a autonomia.
Capriche na decoração
A decoração faz toda a diferença para criar um ambiente descontraído, bonito e aconchegante. Por isso, coloque almofadas, pelúcias e itens que as crianças gostam.
Se for pintar o local, dê preferência para as cores mais fortes, que despertam a atenção. Você também pode comprar papéis de parede divertidos, com diversos temas para decorar.
Iluminação apropriada
O cantinho dos brinquedos também precisa ter boa iluminação. Isso vai trazer mais conforto para a criança e vai evitar que elas forcem a vista e desenvolvam problemas na visão.
Aproveite ao máximo a iluminação natural para tornar o ambiente mais ventilado. Mas tenha atenção porque isso pode deixar o ambiente aquecido. Use cortinas para evitar que a luz do sol alcance os pequenos.