Repaginar a casa recém-comprada ou mudar um pouco o visual dos ambientes é uma tarefa que pode ter diversos níveis de complexidade. Entre escolher um fogão cooktop, que vai favorecer um ambiente moderno e prático, ou algo mais tradicional, que pode permitir brincar com cores, formas e até mesmo com a capacidade, é muitíssimo interessante. Afinal, as opções são infinitas.
Em relação aos móveis e eletrodomésticos da casa, é importante considerar o contexto de uso em cada ambiente, indo além da função estética. Um item que a princípio pode ficar muito bom na estética, pode acabar não sendo tão prático na rotina, especialmente em lugares como a cozinha.
Escolhendo o fogão certo para cada tipo de cozinha
Por mais que os habitantes de uma casa tenham o costume de comer fora com frequência, itens como o fogão são essenciais. O modelo de fogão ideal para uma cozinha depende de fatores como tamanho, tipo e frequência de uso, necessidade de manutenção e, claro, orçamento.
Fogão convencional
Os fogões convencionais, como o nome já sugere, são os modelos que atendem a maioria dos perfis de uso. Eles são compostos por um conjunto de bocas (variando entre 4, 5, 6 ou até mais) e forno. Quanto maior a frequência de uso do fogão, maior o benefício de ter mais bocas disponíveis, o que impacta no tamanho do equipamento.
Fogão cooktop
O fogão ou a bancada cooktop, diferente do modelo anterior, é montado de forma independente. As bocas são dispostas em uma base (que pode ser de vidro, alumínio, mármore, etc., a depender do projeto) ocupando um espaço menor. A vantagem é poder posicionar as bocas do fogão em uma área da cozinha e o forno em outra, adequando o equipamento à necessidade e ao espaço disponível.
Existem ainda algumas variações do modelo, como o de indução e o elétrico. O fogão por indução funciona pela troca de calor entre a superfície ligada e a base da panela, sendo totalmente inofensivo em caso de contato com a pele. Já os modelos elétricos são alimentados por gás de cozinha e dependem de uma ligação segura com uma tubulação de gás.
Vantagens do fogão convencional
Escolher entre um ou outro vai depender do perfil de uso de cada pessoa. Atualmente, é possível encontrar um fogão comum de 4 bocas, com excelente desempenho, por preços acessíveis. Isso resolve a necessidade, por exemplo, de uma pessoa que mora sozinha, deseja gastar pouco em um produto funcional e com economia de espaço.
Já para quem tem o hábito de cozinhar pratos complexos, ou até mesmo possui uma cozinha profissional, um fogão tradicional com forno embutido de 6 bocas pode suprir a necessidade em níveis de capacidade e potência. Dessa forma, ela consegue preparar várias receitas ao mesmo tempo, ganhando mais produtividade.
Vantagens do cooktop
O principal benefício de um fogão independente é a possibilidade de instalação em diferentes superfícies, personalizando a quantidade de bocas e otimizando o espaço. Em áreas externas, um cooktop pode substituir um fogão convencional, sofrendo menos com impacto de vento, sol ou chuva e aproveitando a instalação de gás já existente.
Em termos de decoração, o cooktop também aumenta a gama de possibilidades, já que a superfície em que ele é instalado fica a critério de cada projeto, e não existe uma estrutura como a do fogão convencional que interfira em aspectos de cor, textura e volume. A redução de espaço, estética moderna e facilidade de limpeza estão entre os principais atrativos do fogão independente.