Fernanda Hoffmann, a arquiteta que transita do designer de interiores à
construção civil e está estudando sobre luminotécnica
Com uma visão integrada, a profissional consegue utilizar em seus projetos as experiências obtidas em paisagismo, decoração, arquitetura, redes bancárias, construção civil e urbanismo
Nascida em São Paulo, Fernanda Hoffmann, filha de artista plástica, encontrou desde cedo sua paixão ao ingressar na área aos 15 anos, fazendo estágios e curso técnico de edificações. Após essa experiência, optou pela graduação em Arquitetura e Urbanismo, em Campinas. Hoje, com sua visão integradora, ela não se limita apenas ao design de interiores: transita facilmente pelas vertentes do paisagismo, redes bancárias e construção civil. “Tudo isso se dá pela busca constante de aprimoramento, visitas regulares a fábricas e fornecedores, além da participação em diversos eventos, como a Revestir e a Casa Cor. O conjunto dessas vivências, me permite estar atualizada com as últimas tendências e inovações do mercado. Atualmente, estou imersa em um curso de luminotécnica para integrar mais conhecimento aos projetos que desenvolvo”, pontua.
Na área de construção civil, Fernanda teve a oportunidade de integrar o time de uma renomada incorporadora lá após a sua formatura. “Me apaixonei completamente por esse segmento. Tanto que hoje faço diversos decorados, tanto residenciais quanto comerciais e enfrento desafios únicos juntamente com o meu time”.
Para Fernanda, cada projeto é único e desenhado a quatro mãos, junto ao cliente. “Priorizo projetos com estilos mais clean e atemporais, evitando ficar presa aos modismos para criar espaços duradouros e significativos. Mas, cada proposta é única e deve ser trabalhada junto com as necessidades do proprietário do imóvel. Atualmente, o desafio é desenhar soluções para espaços cada vez menores, já que os apartamentos estão mais compactos. Desta forma, é preciso usar a criatividade”, revela.
Com sua equipe, os aprendizados são constantes. “Liderar pessoas não é fácil. A gestão dos profissionais interdisciplinares exige um manejo excepcional para equilibrar as diferenças dos perfis operacionais de cada um, requer muita habilidade para chegar até a qualidade final do projeto que será entregue ao cliente”, pontua. Em contrapartida, Fernanda se inspira na sua filha, que a motiva a deixar um impacto positivo no mundo por meio da transformação dos espaços e como esses universos influenciam na relação humana. “Para os próximos 10 anos, me vejo na busca incessante por conhecimento e essa ambição de sempre contribuir para um mundo melhor por meio da arquitetura e do design”, finaliza.