Com a aproximação das festas de final de ano, a corrida para deixar a casa impecável e decorada está oficialmente aberta. A arquiteta Gil Almeida ensina por onde começar ou como equilibrar a arrumação, a decoração e até mesmo as pequenas reformas, para criar um ambiente encantador, harmonioso e confortável para o Natal e Réveillon.
O primeiro passo, segundo ela, é começar com uma boa organização e limpeza profunda, organizando os ambientes e livrando-se dos excessos. “Fazendo isso, você tem uma tela em branco para criar uma decoração de bom gosto com mais destaque”, mostra Gil Almeida. Outra dica da arquiteta é fazer um planejamento simples, decidindo quais as áreas da casa que irá receber aquele ‘up especial’, como trocar algumas peças do ambiente ou mesmo renovar a pintura das paredes. “Faça uma lista do que vai precisar. É importante manter um equilíbrio entre o que é viável e o que são apenas desejos, sempre pensando em criar um ambiente acolhedor e festivo”.
Visitas em casa
Final de ano é sempre época de receber familiares em casa e quando isso acontece o ideal é deixar o espaço acolhedor e convidativo. “Uma organização ou disposição diferente dos móveis pode incentivar interações e conversas e ainda tornar um clima mais íntimo”, lembra a arquiteta, destacando que investir em almofadas confortáveis pode tornar os espaços mais aconchegantes nessa época especial. “Dê também um toque pessoal na decoração com o uso de fotografias, livros ou peças de valor sentimental adquiriras em viagens que você queira compartilhar e até mesmo criar histórias com seus convidados”. As flores, naturais ou secas, também são bem-vindas, segundo a arquiteta, pois elas criam um ambiente acolhedor.
Noite de Natal e Réveillon
As duas datas merecem uma decoração especial para receber os convidados, criando uma atmosfera festiva que reflita a alegria e a esperança entre parentes e amigos. “No Natal, gosto dos elementos naturais, pois eles trazem um pedaço do exterior para dentro de casa e criam uma atmosfera rústica e aconchegante”. Gil orienta o uso de galhos secos, pinhas e folhagens – que podem ser usados de várias formas criativas – e sem esquecer da iluminação, com o uso de cordas de pequenas lâmpadas e velas. “Elas adicionam um charme às festas”.
Já a festa de Réveillon, segundo ela, pede uma decoração um pouco mais glamourosa, com o uso de cores como prata, dourado e branco. “Essas cores proporcionam o brilho da festa. Podem ser usadas em balões metalizados, confetes ou em uma mesa bem arrumada com uma bela toalha e velas. Esse mix irá criar um ambiente perfeito”, considera. Outra dica super atual da arquiteta é criar um canto para a produção de fotos, no melhor “instagramável”.
Outra dica valiosa, sem gastar muito, é abusar da criatividade, reaproveitando itens que já possui em casa, como potes de vidro e garrafas (de vinho, por exemplo). “Elas podem ser transformadas em porta-velas ou vasos charmosos’. Eles são econômicos e acrescentam aquele toque pessoal à decoração. Vale a pena também ficar de olho em itens de segunda mão ou promoções da internet, brechós ou feiras do bairro: podem ser verdadeiros tesouros para a decoração da sua festa”, conclui.
Sobre Gil Almeida
Gil Almeida é arquiteta com mais de 20 anos de experiência. Desenvolve um trabalho centrado nos pilares de criação, inovação, tecnologia e viabilização de ambientes funcionais e inspiradores. Especializada em incorporação imobiliária, implementação de padronização modular, decoração de áreas comuns de condomínios residenciais e espaços de trabalho, além de curadoria e design de móveis e acessórios personalizados. É fundadora e CEO da Montôt Design (projetos corporativos) e da MINIS (decoração para interiores).
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U