Em sua primeira exposição individual, na Lona Galeria, no bairro da Barra Funda, a artista plástica paulista Sueli Espicalquis apresenta, em uma variedade de linguagens, uma arte colorida de traços instintivos e espontâneos. Essas características remetem diretamente à preocupação com a situação crítica do planeta em relação às mudanças climáticas e o interesse nas teorias contemporâneas sobre outras formas de vida.
A criatividade intuitiva encanta não somente pelos traços, mas a forma como Sueli Espicalquis coloca suas emoções em seus trabalhos. Autodidata, a artista se inspira nas texturas e nuances da terra para criar as obras de arte com técnicas de pintura a óleo sobre tela, escultura, instalação e vídeo.
Na produção pictórica enfatiza a materialidade e fisicalidade da cor, aplicando tinta a óleo misturada com cera de abelha e solvente sobre a superfície, com utilização de máscaras, sobrepondo e justapondo camadas de cor, criando áreas de ruído e de silêncio. Em sua investigação têxtil, produz objetos desfiando tecidos de fibras naturais ou sintéticas, deixando ver a estrutura de linhas verticais, horizontais ou de parábolas, que sugerem gráficos estatísticos, comparativos de dados, presentes no cotidiano.
Ao falar sobre a artista, o galerista Duilio Ferronato, da Lona Galeria, diz: “Sueli é uma mulher de aparência frágil à primeira vista, mas já nos minutos seguintes demonstra ser uma gigante. Seu trabalho percorre áreas de conquistas, construções e destruições. Tudo no mesmo plano, como nossa realidade se apresenta: numa olhada tudo limpo e no instante seguinte um amontoado de problemas. O que parece suave vai apresentando camadas escondidas com diversos caminhos a investigar. “
A exposição A vida fora de equilíbrio será inaugurada no sábado (25), às 13h, na Lona Galeria, e ficará aberta ao público até o dia 20 de janeiro de 2024.
“A vida fora de equilíbrio, se mostra tanto em uma variedade de linguagens artísticas. Seja no embate entre campos de cores, desafiantes das tradicionais harmonias do círculo cromático, e seus interstícios na superfície da tela, em composições que remetem a paisagens em conflito. A sua pintura é formada por uma sucessão de camadas sobrepostas que resulta em um festejo para o olhar em diferentes texturas, em uma imagem estilhaçada que busca combinar o cheio e o vazio, o ruidoso e o silencioso, o liso e o áspero, como no princípio da filosofia chinesa acerca da existência das coisas como continentes de inseparáveis duas partes opostas e contraditórias, Yin-Yang.”, fala Érica Burini, curadora da exposição.
A Vida fora de equilíbrio
Sueli Espicalquis
Curadoria de Érica Burini
Abertura, sábado, 25 / nov / 23, das 13 às 17h
Encerramento, sábado, 20/01/23, das 13 às 17h
Visitação de quarta a sábado das 13 às 17h.
Estaremos em recesso de 17/dez/23 até 12/jan/24
Lona Galeria
R brigadeiro Galvão, 990 – barra funda – são Paulo
Informações:
Instagram: @lonagaleria
Whatsapp: 11 99403 0023
LONA GALERIA – A LONA Galeria abriu suas portas na Barra Funda em março de 2019, em um projeto participativo entre o arquiteto Duílio Ferronato e os artistas colaboradores, com foco na produção de arte contemporânea de talentos em processo. Vem arquitetando conexões entre curadores, colecionadores e instituições para sedimentar a carreira de seus artistas parceiros. Em conjunto com vizinhos e amigos, a Lona Galeria tem trabalhado no Circuito Barra Funda, que incentiva o passeio e visita ao bairro para fomentar uma relação duradoura entre o mercado de arte e o bairro.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U