Estamos na estação que mais utilizamos a moda praia, mas como organizar essas peças que muitas vezes são pequenas e moles?
Para nos ajudar nessa missão, pedimos 10 dicas de organização para a personal organizer Fernanda Piva, Bella Ordine – Soluções em Organização.
01 – Desapegue
Antes de começar a organizar faça uma pequena triagem das peças, desapegando o que não usa, não serve, não gosta e peças em mau estado. Afinal, não faz sentido organizar esses itens, além de ocupar lugar, vai só atrapalhar o resultado.
02 – Entenda o volume x espaço
Verifique o volume de peças que restou e análise qual o espaço que deseja usar para guardar suas roupas, pois é importante que tudo fique setorizado num mesmo espaço para gerar funcionalidade e praticidade.
03 – Caixas x gavetas
É importante também analisar qual a frequência de uso de suas peças de moda praia, pois se o uso for só sazonal podemos escolher lugares como uma caixa ou cesto e colocar no maleiro do guarda-roupas ou no box da cama, mas se o uso for frequente, recomendo uma gaveta ou até mesmo a caixa, porém numa prateleira ou nicho de fácil acesso no closet. Optando por caixas, escolha as plásticas e com orifícios para que as peças recebem ventilação, caixas sem respiro abafam o espaço e as peças podem mofar, ter mal cheiro. Tem a opção de guardar sem tampa.
Entenda que as caixas na organização funcionam como gavetas, você acessa, escolhe e guarda no mesmo lugar. A manutenção é fácil e a funcionalidade é eficaz.
04 – Biquinis e maiôs
Biquinis devem ser guardados com as partes de baixo e de cima juntas, facilitando na hora de escolher. Use sacos de organza que facilitam muito na hora de organizar a mala de viajem, sem contar que deixa suas gavetas e caixas com um visual lindo. Existem em várias cores e tamanhos e o mesmo serve para maiôs.
Para peças que tenham bojo, o cuidado deve ser redobrado na hora de dobrar, pois pode deformar a peça.
Nunca guarde em sacos plásticos.
05 – Cangas e saídas de praia.
Dobre ou faça rolinhos com as peças e coloque também em sacos de organza, seguindo o mesmo raciocínio da dica anterior, e se tiver conjunto de saída de praia com o biquini e maiôs, guarde-os juntos no mesmo saquinho. Se existirem peças que amassem, o ideal é pendura-las em cabides.
06 – Toalhas de praia
Verifique sempre se estão bem limpas e secas antes de guarda, tenha sempre toalhas diferenciadas para a praia e para o dia a dia.
Guarde dobradas ou em rolinhos.
07 – Bolsas
Dependendo do material, dobre e guarde junto ou próximo as roupas de moda praia, mas se não for possível, organize junto com as demais bolsas. Verifique se estão limpas e bem secas antes de guardar.
08 – Chapéus e bonés
Organize no maleiro ou nichos dos armários e closets, caso não tenha lugar, instale ganchos organizadores numa parede e organize decorando.
09 – Óculos e bijuterias
Se tiver peças exclusivas para praia e piscina, ao guardar, certifique-se que estejam bem secos e limpos, a areia, o sal, cloro de piscina e outros agentes danificam as peças se guardadas de forma incorreta.
10 – Dica de ouro
Se for minimalista e tiver poucos itens de moda praia, guarde sua bolsa de praia já com tudo que usa para essas ocasiões, assim você já tem tudo pronto para o próximo evento náutico.